segunda-feira, 18 de outubro de 2010

The book is on the Tableless

Quem nunca utilizou tabela para montar o layoult de uma página que atire a primeira pedra!

Com o crescimento explosivo da internet na década de 90, surgiu uma enorme demanda de profissionais dispostos a desenvolver sites, fazendo com que muitas pessoas se aventurassem nessa área sem qualificação, produzindo de forma desenfreada e sem critério algum uma grande quantidade de conteúdo. Na época não havia tanto problema se o site não tivesse qualidade, afinal, o importante para as empresas era "estar" na internet, não importando como.

Esse pensamento ficou no passado, já faz algum tempo que não basta apenas "estar" na internet, o site precisa ser de qualidade, pois o mesmo ajuda a formar a identidade das empresas e, em muitos casos, faz toda a diferença para o seu business.

E onde as tabelas entram nessa história? Simples, por ser na época o recurso mais rápido para a produção de layoult, criou-se a cultura de sempre utilizá-la para esse fim.

Foi então que surgiu um problema, os navegadores (programas utilizados para visualizar os sites) seguem algumas regras no momento de interpretar o código XHTML, entre essas regras está a de só exibir o conteúdo de uma tabela quando conseguir "ler" a  tag </table>, ou seja, quanto mais conteúdo tiver nossa página, mais demorado será a sua exibição.

Já quando trabalhamos com Tableless isso não ocorre, podemos distribuir o conteúdo do site em DIVs que serão exibidos gradativamente, fazendo com que o usuário espere menos pelo conteúdo, além de podermos trabalhar com a propriedade float do CSS, tornando a manutenção e reutilização do código muito mais prática.

Entendam que não é errado usar tabela em XHTML, ela tem sua utilidade na tabulação de dados, como por exemplo, na exibição de uma classificação de campeonato, porém deve limitar-se a isso, pois prejudicam a leitura que os mecanismos de busca fazem nos textos da página.

Quem ainda prefere utilizar tabela no layoult se justifica dizendo que é muito complexo seguir as regras de Tableless. Para essas pessoas sugiro que assista ao vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões!

4 comentários:

Anônimo disse...

ahh que que é isso assim eu nao vou mais para a aula mais.....muito bom Guerra!!!
da facilmente para ler tomando café da manha, para começar o dia bem.

parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Muito interessante o assunto professor! garanto que vai ajudar muita gente. Parabéns pelo post!

Adriana disse...

Tabela é pra fazer tabela! E não pra montar um site! rs
Mas confesso que em um curso de Web que fiz em 99 montávamos site em tabelas...
O CSS e o Tableless pra mim veio pra facilitar a vida, e não para complicar, não vejo nada de mais complexo nele, aliás, é bem mais fácil se editar um código em tableless do que com milhares de tabelas!
Bjs profe!

Lidiane Costa disse...

Poxa, ficou mesmo muito bacan o seu blog! Está de parabéns!
Prof. Lidiane Costa